Sobre a obra
Nesta obra a autora aprofunda seus estudos sobre a imprensa e literatura nos diversos pontos geográficos nacionais e diferentes nomes de escritores, ultrapassando a dicotomia estabelecida pelo eixo Rio-São Paulo e revela autores que vão além daqueles canonizados pela historiografia. Por isso, Páginas do passado, nos seis artigos que o compõem, é mais um volume precioso na estante dos que se interessam pela renovação da história da literatura brasileira sob o enfoque das fontes primárias e dos periódicos literários.
Sobre a autora
Yasmin Jamil Nadaf é cuiabana, mestre e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Unesp, com Pós-doutorado em Literatura Comparada, pela UFRJ. Autora dos livros Sob o signo de uma flor. Estudo de ‘A Violeta’, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes – 1916 a 1950; Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso – séculos XIX e XX; Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso; Presença de mulher: ensaios; Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX; e Estudos literários em livros, jornais e revistas. Entre os prêmios e condecorações que recebeu, listam-se o Mérito Cultural, pela União Brasileira de Escritores-RJ, em 1998; a Comenda Memória do Legislativo, pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em 1999; a Ordem do Mérito Legislativo, pela Câmara Municipal de Cuiabá, em 2004; a Comenda do Mérito Cultural
Lenine Póvoas, pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em 2012; e aOrdem do Mérito Mato Grosso, no ‘Grau de Cavaleiro’, pelo Governo do Estado de Mato Grosso, em 2013.