Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Junho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Trilogia da Palavra

Segundo o escritor Eduardo Mahon, “Trilogia da Palavra”, na verdade, é um “bonsai de palavras”.

Tamanho do Texto A+ A-

“O sujeito lírico revela um certo descaso com os cuidados e se entrega ao exercício poético livre de receitas ou recomendações.

Sabe ele que poesia não entende de limites e não aceita ressalvas”, escreveu a professora de literatura da Unemat, Marli Walker. Os livros da “Trilogia da Palavra” são compostos quase ao todo por hai-cais. São, como definiu o próprio Mahon, um “bonsai de palavras”.

“O hai-cai tradicional faz uma fotografia de uma sensação. Nesta minha trilogia, eu quis fazer algo mais provocativo, algo para despertar a reação do leitor mesmo”, disse Mahon. De acordo com o autor, a mensagem que permeia sua trilogia é curta, mas ampla: É compreensível e de forte apelo interpretativo.

A ideia de fazer uma trilogia poética surgiu em etapas. Primeiro, Mahon reuniu vários de seus hai-cais em um livro que, mais tarde, tornou-se o “Meia palavra vasta”. Um tempo depois, ainda produzindo seus versos, decidiu dividir os novos hai-cais em duas obras, que tornaram-se o “Palavra de Amolar” e “Palavrazia”.

“No primeiro, a pegada é mais os vários sentidos dos hai-cais. No ‘Palavra de Amolar’, os versos tornam-se mais críticos, mais provocadores. Já no último livro da trilogia, o ‘Palavrazia’, temos uma tônica diferente para o amor que não só o lirismo”, explicou Mahon. Em seus versos, também encontramos questões existenciais que geralmente incomodam tanto leitores, quanto o escritor.

A obra traz uma inovação:  Os vídeos poéticos de apenas 15 segundos (ou menos), contendo um hai-cai podem ser compartilhados na televisão, no instagram, no facebook, via whatsapp e tanto outros meios de comunicação. “O hai-cai tem uma estrutura tão versátil que é possível que ele transite em várias plataformas, atingindo um público maior e mais diverso”, disse o autor.

_______________________________________________________________________
Contatos
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65) 3023-5714 /3023-5715
comercial@tantatinta.com.br

 

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter