Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Dezembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá
Há registros de que antes da igreja Senhor dos Passos ter sido erigida, em 1792, já havia um oratório no local

Senador foi Agredido na rua do Oratório e Agressor foi linchado

Senador foi Agredido na rua do Oratório e Agressor foi linchado

A rua 7 de Setembro já foi chamada de Rua do Oratório

Tamanho do Texto A+ A-

A rua 7 de Setembro já foi chamada de Rua do Oratório. Há registros de que antes da igreja Senhor dos Passos ter sido erigida, em 1792, já havia um oratório no local. A rua é uma continuação da Galdino Pimentel, antiga Rua de Baixo.

Começa na esquina da Rua Campo Grande, com a Rua Galdino Pimentel, no sobrado que abrigou as instalações do jornal “Social Democrata”, demolido, que hoje abriga a praça Alberto Novis.

No outro lado foi casa do senador Generoso Paes Leme de Souza Ponce, ocupada posteriormente pela Tipografia de Avelino de Siqueira. Foi nessa casa que em 1899 o senador foi agredido por um homem chamado Romão na rua Voluntários da Pátria (antiga Travessa da Alegria), fato este denominado de Romanada, ocorrido em 31 de agosto desse ano. 

O agressor refugiou-se na casa de Nicanor Doriléo, na esquina, à esquerda de quem desce a Voluntários da Pátria com esta Rua, do lado correspondente à esquerda da igreja Senhor dos Passos. De lá, foi arrancado pelos correligionários do senador e linchado em frente à igreja, na pracinha que ali existiu.

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Senador foi Agredido na rua do Oratório e Agressor foi linchado

Enviando Comentário Fechar :/