Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2018

Expediente Login
Almanaque Cuiabá
Os credores então armaram uma armadilha: conseguiram testemunhas que o acusaram de contrabandear diamantes.

Irmão de Tiradentes foi preso em Cuiabá e morou em frente ao Cine Bandeirantes

Ele devia a comerciante de Bahia e do Rio de Janeiro e foi acusado de inadimplência – crime na época.

Ilustração
Irmão de Tiradentes foi preso em Cuiabá e morou em frente ao Cine Bandeirantes

Antes da execução de José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Independência, em abril de 1792, seu irmão mais velho, padre Domingos da Silva Xavier, foi preso em Cuiabá

Tamanho do Texto A+ A-

Antes da execução de José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Independência, em abril de 1792, seu irmão mais velho, padre Domingos da Silva Xavier, foi preso em Cuiabá. Ele devia a comerciante de Bahia e do Rio de Janeiro e foi acusado de inadimplência – crime na época. 

Ao chegar a Cuiabá, Domingos deixou a batina e exerceu o cargo de procurador. Preso, ele disse em depoimento que veio para em busca de uma vida melhor e que havia pedido para deixar as atividades eclesiásticas, o que foi confirmado por documentos. No decorrer do relato, não explicou por que trocara o nome e a  naturalidade. Os credores então armaram uma armadilha: conseguiram testemunhas que o acusaram de contrabandear diamantes.

Assim, o que era uma acusação de inadimplência transformou-se em crime contra a coroa. Ele acabou revelando sua verdadeira identidade, porque, como padre, teria direito a tratamento diferenciado. Domingos ficou em prisão domiciliar em Santo Antônio do Rio Abaixo (hoje, de Leverger), onde, depois de reassumir a identidade de padre, passou a celebrar missas. Foi de Santo Antônio que recebeu a notícia do enforcamento na cidade de Vila Rica (MG).

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Irmão de Tiradentes foi preso em Cuiabá e morou em frente ao Cine Bandeirantes

Enviando Comentário Fechar :/