Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Dezembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá
 Deodato era filho de João Gomes Monteiro Sobrinho, influente comerciante na cidade, cuja casa ficava ao pé da rampa do Beco, nas proximidades da ponte que levou o seu nome (Ponte de João Gomes). 

Início do Rádio em Cuiabá se deu por invenção e teve à frente seo Deodato gomes monteiro

A primeira comunicação pelo rádio de que se tem notícia em Cuiabá se deu por meio de radiotransmissor sem-fio.

Início do Rádio em Cuiabá se deu por invenção e teve à frente seo Deodato gomes monteiro

Tamanho do Texto A+ A-

A magia foi inventada manualmente por um apaixonado por eletrônica por nome de Deodato Gomes Monteiro, pai de João Alberto Novis Gomes Monteiro.  A experiência nasceu numa casa velha, vizinha do casarão de dona Filinha Serejo, na Rua de Cima (atual Pedro Celestino), que dá frente para o Beco Alto. Deodato era filho de João Gomes Monteiro Sobrinho, influente comerciante na cidade, cuja casa ficava ao pé da rampa do Beco, nas proximidades da ponte que levou o seu nome (Ponte de João Gomes).

Deodato logo ganhou o apelido na cidade de  ' o boateiro' pelo pioneirismo em divulgar qualquer notícia. A 'fofoca' era propagada inicialmente por receptor e depois pelo rádio-telégrafo até se chegar ao rádiotransmissor. Era uma espécie de magia na época. Alguns cuiabanos chegaram a definir Deodato como feiticeiro, dada a sua invenção.

No dia 18 de fevereiro de 1934, em uma das dependências do Palácio da Instrução, Deodato fez funcionar a Rádio Sociedade de Cuyabá, cuja diretoria era composta por José Barnabé de Mesquita, João Ponce de Arruda, Philogônio  de Paula Correa e Manoel Miraglia. Essa primitiva estação, segundo o escritor Aníbal Alencastro, funcionou temporariamente em ondas curtas (32 metros). Posteriormente, foi desativada e os seus equipamentos estão preservados no acervo do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – Misc.

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Início do Rádio em Cuiabá se deu por invenção e teve à frente seo Deodato gomes monteiro

Enviando Comentário Fechar :/