Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Dezembro de 2017

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Conhecendo o artista

O nosso rei da voz era escoteiro. Com apenas 8 anos, o garoto do bairro Poção já tinha ouvido e voz aguçada para a música.

Tamanho do Texto A+ A-

“Tem São Gonçalo, cururu e siriri, Cuiabá, Cuiabá/Do Coxipó do Ouro, da manga e do pequi
Da lixeira e do Jardim Araça, São Benedito, parque da exposição
Beco do Candieiro, Panacéia e Chopão...”
, diz o início da célebre composição do nosso homenageado.

Escutar o violino do avô Romeu e as músicas da “Banda do Inácio eram como promessa de fé. Com 15 anos, já dedilhava bem o violão, mas também aprendeu a tocar guitarra ao som das lições do professor Neurozito, quando foi escoteiro. Inicou sua carreira artística no Sesc.

O nosso Rei do Rasqueado, que se tornou cantor, compositor e quando ninguém acreditava no rasqueado cuiabano, ele hasteou essa bandeira de luta sempre reverenciando a nossa cultura em suas letras com o vozeirão inigualável. Aqui registramos mais uma característica de Roberto: “O nosso rei da voz”.
- É um dos pioneiros em levar o rasqueado a tocar nas rádios como a música “Caximbocó, Cuiabá Cuiabá”, que foi a vencedora do concurso “A Música Cara de Cuiabá”, promovido pela TV Centro América.
- Várias composições foram feitas ao lado do grande companheiro e músico Dílson de Oliveira, além de poder contar com as amigas Vera e Zuleika em eventos tradicionais da cidade.
- Atuou como ator da novela Ana Raio e Zé Trovão, exibida pela TV Manchete mostrando a força do rasqueado da nossa terra. Como produtor, descobriu grandes talentos cuiabanos como Pescuma, Henrique e Claudinho, Gilmar Fonseca, João Eloy, Juarez Silva, Monize Costa entre outros.  
- Foi vencedor do concurso  “A música de Mato Grosso”, promovido na época pelo governo do Estado, com a música “Hêi Mato Grosso”.

Atualmente, o nosso Rei do Rasqueado, recuperado dos problemas de saúde está compondo ao lado do amigo Dilson Oliveira no mesmo cantinho de sempre do bairro Poção.

 

Fonte: Midianews/Jardel P. Arruda e paginado E-Enock Cavalcanti
VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter