Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2020

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Representatividade

Diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro aos 22 anos, em 1938. Em 1964 ingressava no TJMT e em 1966 era presidente do Poder Judiciário.

Tamanho do Texto A+ A-

Com uma extensa biografia no Estado, Gervásio Leite foi desembargador, presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), um dos fundadores e também presidente da Associação de Imprensa Mato-grossense e da Academia Mato-grossense de Letras (AML) em que ocupou a cadeira nº 2.

Mas, sua contribuição não para por aí, na área da educação foi um dos fundadores da UFMT, o primeiro coordenador do antigo Centro de Ciências Sociais (CCS) e um dos primeiros professores do que viria a ser a Faculdade de Direito.

A carreira como professor e seu entendimento do processo histórico de Mato Grosso levou Gervásio a produzir a obra que discute o percurso da escola primária do Estado, desde o século XIX até a década de 1960: um século de instrução pública. Foi  deputado estadual Constituinte em 1947.

 

Marianna Marimon/Especial para o Rdnews
VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter