Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Agosto de 2020

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Produções bibliográficas

"Há, na poesia de Dom Aquino um forte lirismo que combina bem com o seu poder descritivo, não só quando ele narra um episódio, como também quando invoca uma paisagem ou simplesmente uma viva emoção", disse o embaixador e acadêmico José Carlos de Macedo Soares

Tamanho do Texto A+ A-

Autor de inúmeras e notáveis Cartas pastorais, de discursos, trabalhos históricos e poesias, Dom Aquino Correia publicou Odes, o seu primeiro livro de versos, em 1917, seguido de Terra natal, onde reuniu poemas de exaltação a Mato Grosso e ao Brasil, cheios de suave lirismo e fascínio pelo seu torrão.


Obras do autor:
- Odes, poesia, 2 vols. (1917);
- Terra natal, poesia (1920);
- A flor d’aleluia, poesia (1926);
- Discursos, oratória (1927);
- O Brasil novo, discurso (1932);
- Castro Alves e os moços, discurso (1933);
- Oração aos soldados, discurso (1937);
- O Padre Antônio Vieira, discurso (s.d.);
- Nova et vetera, poesia (1947);

- Cartas pastorais, ensaios e conferências publicadas na imprensa do país, não reunidas em livro.

- Escreveu ainda obras de geografia e história: A fronteira de Mato Grosso Goiás, memória sobre os limites entre os dois estados, e o Brasil em Genebra (1919).

Intelectual de grande cabedal, inteligente e muito inspirado, Dom Aquino deixou escritas inúmeras peças literárias, tanto em prosa quanto em verso, publicadas em diversos periódicos e também consubstanciadas em livros.
Grande parte delas, inéditas até o ano de 1985, foram editadas com apoio do Senado Federal, em oito volumes, divididos em Poética, Pastorais e Discursos.
Mesmo doente, Dom Aquino comandou as festividades do Congresso Eucarístico, realizado em Cuiabá, ocasião em que publicou sua última Carta Pastoral, Maria, ou Morte!, pouco antes de seu falecimento, ocorrido aos 22 de março de 1956, em São Paulo, capital.

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter