Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2020

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Atuação profissional

Com apenas 29 anos de idade, foi nomeado, pelo Papa Pio V, Bispo titular de Prusíade, consagrando-se a 1º de janeiro de 1915, na Catedral Metropolitana de Cuiabá, ocasião em que adotou oficialmente o nome de Dom Francisco de Aquino Corrêa.

Tamanho do Texto A+ A-

Lecionou as disciplinas Língua Portuguesa, Latim e História junto ao Liceu Salesiano São Gonçalo. Dirigiu, entre 1912-1914, o mesmo estabelecimento de ensino.

De mente privilegiada, Dom Aquino é reverenciado e lembrado como um dos grandes poetas e o maior orador do país, à época.

 

Na Política

No campo da política, assumiu a Presidência do Estado de Mato Grosso, em 1917, com apenas 32 anos, quando o momento político exigia um governante ponderado e com feições apartidárias, daí seu período governamental ter sido qualificado de conciliador.

Durante seu governo criou o Brasão de Armas de Mato Grosso, inaugurou o serviço de iluminação elétrica da Capital, introduziu os primeiros automóveis em Cuiabá, comemorou o bicentenário de fundação da Capital; instalou o Instituto Histórico de Mato Grosso (08/04/1919), instituição que presidiu por trinta e sete anos. 

Foi sócio fundador e Honra do Centro Mato-Grossense de Letras (1921).

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter