Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Conhecendo o autor

De espírito irreverente, introduziu, junto com o parceiro e amigo, Rubens de Mendonça, o modernismo em Mato Grosso, criticando o academicismo reinante e propondo novas formas de escrever, ler e estruturar o pensamento. Sintonizado com as necessidades de seu tempo, antecipou a criação de um Estatuto da Criança e do Adolescente, fornecendo-lhe os fundamentos.

Tamanho do Texto A+ A-

Gervásio Leite nasceu em Cuiabá-MT, aos 19 de junho de 1916. Em 1938, com 22 anos, diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro.

Advogado, jornalista, deputado, escritor, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), fundou o jornal Estado de Mato Grosso, presidiu a Academia Mato-Grossense de Letras, foi Desembargador do Tribunal de Justiça e realizou intensa atividade docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo professor fundador da Instituição e lotado no então Centro de Ciências Sociais (CCS).

Vavá foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o primeiro coordenador do antigo Centro de Ciências Sociais (CC S). Era lotado no Departamento de Direito, hoje Faculdade de Direito.

Gervásio Leite faleceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 10 de abril de 1990, aos 74 anos incompletos.

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter