Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Dezembro de 2017

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Conhecendo o artista

O criador do personagem cuiabano mais amado de todos os tempos, Romeu Benedicto, é casado há 25 anos e tem dois filhos, Fernanda e Heitor.

Tamanho do Texto A+ A-

Estamos falando do artista que deu origem ao “Totó Bodega”, figura ímpar que homenageia Cuiabá por onde passa, com seu jeito típico de se vestir, falar, andar e até paquerar! - assista vídeos.

Criado na região do Coxipó do Ouro, onde seu pai tinha um sítio, Benedicto sempre prestou atenção em um morador bastante peculiar, que trabalhava com serviços gerais, no qual se inspirou para compor Totó Bodega. “Nas férias convivíamos com muitas pessoas, mas aquele senhor chamava nossa atenção. Era o Dito Bastos, ele pegava água para as famílias, galinhas, fazia troca de favores, mas sempre andava alinhado”, lembra.

Nas festas de Siriri e Cururu da região, o criador conta que Dito era figura indispensável e sempre aparecia vestindo uma camisa apertada e recendendo perfume.

“Ele também tinha um cabelo “pixaim” e passava Trim deixando aqui brilhoso, usava um relógio enorme, fora o perfume Diamante Negro que recendia no ambiente. Ele também usava uma lanterna para iluminar o trieiro na noite”, conta.

Não bastasse o visual excêntrico, a forma engraçada de falar, a baixa estatura, a mania de dançar sozinho e a rapidez nas respostas ácidas, Dito era um senhor muito querido na região do Morada do Ouro. “Quando perguntávamos se ele ia para festa para namorar, ele imediatamente respondia: o que que ocê acha, vou prá namorá ou cherá peido? E no dia seguinte, quando perguntávamos como tinha sido a festa ele aparecia com um: votê, tranquei demax”, se diverte Benedicto.

A primeira vez que Totó Bodega apareceu nos palcos foi ao lado dos comediantes cuiabanos, Nico & Lau, durante a peça Quebra Galho. Em seguida, foi convidado a fazer um comercial de uma farmácia e acabou nas telinhas. Desde então não parou mais. Participou de diversos programas de TV, inclusive diários. Dezesseis anos depois da primeira peça, Totó já percorreu outros Estados e até mesmo outros países, como Portugal, levando toda sua cuiabania e bom humor.  

 

Fontre: Gabriele Schimanoski/rdnews

 

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter