Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Novembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Conhecendo o artista

Tamanho do Texto A+ A-

Moacyr Freitas é digoreste. Nasceu em Cuiabá, em 1930, tendo se formado em arquitetura em 1960 pela Faculdade Nacional de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Brasil - Rio de Janeiro. Deu aula em escolas de Cuiabá e se aposentou pela Universidade Federal de Mato Grosso, de onde foi um dos fundadores. Seus artigos publicados sempre versam sobre os problemas urbanos de Cuiabá. É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e acumula no currículo grande acervo de artes plásticas por ele produzidas. Com mais de 80 anos, Moacyr mantém sua característica peculiar: humildade.

Poucos conhecem a história de Cuiabá como nosso personagem. Sempre tem uma carta na manga para apresentar solução urbana, como foram os projetos da Rodoviária de Cuiabá, do Centro Político e Administrativo (inaugurado em 28 de fevereiro de 1975) e da Perimetral, entre outros.

Como afirma o jornalista Evaldo de Barros, do Diário de Cuiabá, “Moacyr é um técnico gigante que elaborou boa parte de sua obra monumental em cantinhos malcheirosos, acanhados, estreitos e insalubres... é um desenhista nas horas vagas, artista plástico de temas variados e sonhador do amanhecer ao escurecer”.

Fonte: almanaquecuiaba

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter