Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Novembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Conhecendo o artista

Tamanho do Texto A+ A-

José Augusto Paulino da Silva, Potiguar, nascido em Carnaúba dos Dantas – RN, mas se considera Matogrossense, pois chegou ao Estado de Mato Grosso quando era um adolescente e nunca se mudou.  

José Augusto é um artista autodidata que começou a desenhar com apenas sete anos de idade, aos doze anos começou a pintar com aquarela, em cartolina e aos quinze anos conheceu a tinta a óleo e copiava os mestres renascentistas para estudo de luzes e cores. José Augusto ingressou na Polícia Militar, na qual trabalhou por vários anos até ir para a reserva, mas, mesmo sendo policial militar continuou sua pintura e foi aperfeiçoando seu estilo de arte e procurando aquilo que o satisfaria no universo da pintura. 

Nos anos oitenta, o artista, mostra sua arte fazendo exposições de suas obras  ao  público em Cuiabá, Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sorriso. Assim, José Augusto destaca com a fidelidade de sua técnica naturalista as belezas da Amazônia, dos índios e do Pantanal Matogrossense.  José Augusto pintou retratos, paisagens, cavalos, índios, naturezas mortas e fez várias viagens na arte surrealista, mas depois que morou em Chapada dos Guimarães, ficou impressionado com a natureza daquele lugar e daí veio a vontade de retratar os paredões Chapadenses, seus córregos com belas nascentes e cachoeiras. 

Foi nesse período que seu ateliê foi visitado por vários turistas e suas telas vendidas para alemães, japoneses, canadenses e vários outros turistas que vinham conhecer o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Atualmente o artista plástico José Augusto está residindo em Sorriso/MT, onde possui ateliê em sua residência influenciado pela beleza da floresta amazônica e seus animais, fazendo de tudo isso sua fonte de inspiração  que expressa em suas obras.

Fonte: Todos os direitos autorais reservados ao autor.
VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter