Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Dezembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Conhecendo o artista

Tamanho do Texto A+ A-

Dinalva de Olivera Borges, nome artístico Dinalva Oliges é uma artista nata. Desde criança era fascinada pelo mundo das cores e se destacava no colégio por suas habilidades artísticas. Gostava de reciclar e transformar qualquer coisa em arte, já que por ser muito humilde o acesso aos materiais era raro. A cada trabalho desenvolvido arrancava admiração de todos, o que a motivou a continuar se dedicando às artes e ao artesanato.

Na adolescência começou a ensinar as amigas do colégio e a convencê-las de que qualquer pessoa pode ter capacidade para desenvolver suas habilidades artísticas.

Mais tarde, após tantos trabalhos, decidiu dedicar-se somente às artes plásticas, foi quando procurou cursos para se especializar. Na década de 90, quando ainda morava em Mato Grosso, teve aulas na técnica óleo sob tela com o renomado artista Márcio França. Aprendeu a técnica acrílica sob tela com os artistas Vicente de Paula e Valdemar de Souza, crítico de arte que foi fundamental para a artista começar a criar suas próprias obras. Anos depois, aprendeu novos estilos com o artista Lourenço do Bem.

Em 2002 criou o projeto Pintando o 7 na Eletronorte de Cuiabá-MT, onde ministrou aulas de pintura para colaboradores e dependentes. Um ano depois abriu seu próprio atelier em Brasília-DF.

PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES
– Salão Jovem Arte, MT, 2001 – Coletiva;
–  Fórum Civil de Cuiabá-MT, 2001 – Individual;
–  Palácio Payaguás, MT, 2001 – Individual;
–  Primeiro Rodeio Gospel do DF, 2003 – Individual;
–  Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, DF, 2006 – Individual;
–  Tribunal Superior Eleitoral, DF, 2007 e 2008 – Individual;
–  Teatro Nacional, DF, pelo seu próprio atelier Coisas Da Arte, 2006 – Coletiva

 

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter