Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Dezembro de 2017

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Viagem ao túnel do tempo: 1500-1699

Tamanho do Texto A+ A-
  • 1500

    Mato Grosso, desde os tempos coloniais, sempre foi rico em historia e em historiadores que , com muita propriedade, relataram as coisas de seu passado secular. E esses historiadores, juntamente com cronistas, governantes, cientistas, viajantes ocasionais, aventureiros de toda a ordem, dotados de uma paciente preocupação com o registro, souberam muito bem captar datas, acontecimentos e personagens, construindo assim, toda a base de nossa rica historiografia.
    Nos primórdios cuiabanos, Cabral Camelo, Gervasio Leite Rabelo e Antonio Pires de campos foram os viajantes e sertanistas que primeiro deram noticias das coisas do passado mato-grossense.
    No século XVI, Domingo Martinez Irala, Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, Ulrich Schmidl, Hernando de Ribera e Antonio Rodrigues, autores das 5 únicas crônicas quinhentistas, relataram as conquistas e as primeiras penetrações espanholas, rio Paraguai acima, pelo território que mais tarde seria Mato Grosso.

  • 1673

    A chegada dos primeiros bandeirantes nesta terra foi registrado como início de nossa história. As expedições chegaram à 'cata' de índios, mas a riqueza de nosso solo fez com que esta missão fosse abortada por terem encontrado várias veias auríferas.
    Há registros da chegada de uma bandeira liderada por Manoel de Campos Bicudo à margem do rio Coxipó, na localidade que foi denominada mais tarde de São Gonçalo Velho. Campos Bicudo estava à procura da Serra dos Martírios, cuja lenda dizia que guardava um tesouro precioso e foi parar no Morro da Canastra, hoje denominado de Morro de São Jerônimo. Isso ocorreu por volta de 1673. Ele esteve em companhia do filho, Antonio Pires de Campos.

     

    Fonte: Paulo Pitaluga e Datas Mato-grossenses/Estêvão de Mendonça, Álbum do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e Arquivo Público

     

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter