Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Dezembro de 2017

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Ponte de Ferro do Rio Coxipó chegou a Cuiabá em 1897, e adotava sistema Eiffel

A ponte foi desativada em 1984, quando foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado. Em 1995 a enchente no Rio Coxipó derrubou totalmente sua estrutura, transformando-a em ferros retorcidos amontoados nas margens e no leito do Rio...

Ponte de Ferro do Rio Coxipó chegou a Cuiabá em 1897, e adotava sistema Eiffel

Tamanho do Texto A+ A-
Construída em estrutura metálica, a ponte era, desde então, o elo da emergente cidade de Cuiabá com o restante do país

A Ponte de Ferro do rio Coxipó foi construída em 1896 e tombada pela Portaria Nº. 26/84 (Diário Oficial de 10/09/84). Foi a primeira ponte a ligar Cuiabá à região do Coxipó, caminho de acesso àqueles que chegavam a capital da Província. Importada da França, adotando o sistema construtivo Eiffel (estrutura metálica) a sua construção representou um marco nas relações comerciais de Mato Grosso, viabilizando a penetração de mercadorias, técnicos e imigrantes europeus.  Antes, o tráfego de pedestre e animais cargueiros era a única opção, o que impossibilitava a expansão do comércio local.

A ponte foi desativada em 1984, quando foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado. Em 1995 a enchente no Rio Coxipó derrubou totalmente sua estrutura, transformando-a em ferros retorcidos amontoados nas margens e no leito do Coxipó.

Em 2006 o governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura iniciou processo de recuperação da ponte, sendo que no ano de 2008 foi entregue à sociedade cuiabana restaurada e com seu aspecto original, idêntico ao que tinha em 1897, quando foi trazida da Europa para a Capital pelo engenheiro francês Jacques Marckwalder. 

 

Conhecendo a história da Torre Eiffel
VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter