Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Janeiro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Museu da Caixa D'água Velha

O pequeno aqueduto de estilo romano, conhecido como Morro da Caixa D’água Velha, foi construído em 1882, na gestão do coronel José Maria de Alencastro, como presidente da Província de Mato Grosso.

Arquivo/Almanaque
Museu da Caixa D

O antigo reservatório comportava 1,2 milhões de litros e atendia, em 1882, os 25 mil moradores de Cuiabá

Tamanho do Texto A+ A-

O pequeno aqueduto de estilo romano, conhecido como Morro da Caixa D’água Velha, foi construído em 1882, na gestão do coronel José Maria de Alencastro, como presidente da Província de Mato Grosso.

A caixa d’água recebia água aduzida pela Hidráulica do Porto movida por máquina a vapor E abastecia a população cuiabana de água potável por gravidade. Cuiabá vivenciava, dessa forma, a implantação de um novo sistema de abastecimento de água potável, com canos de ferro fundido embutidos no subsolo, mais precisamente na área central da cidade, marcando assim, a concepção do ambiente urbano do município de Cuiabá. 

Este reservatório comportava 1,2 milhões de litros, suficientes para garantir o abastecimento dos 25 mil moradores de Cuiabá.

O projeto de revitalização do morro e restauração da caixa d'água desenterrou, literalmente, a história da cidade, transformando essa área em um significativo espaço educacional, cultural e turístico. Redescoberto e recuperado no final de 2007, o Museu ganhou lugar de destaque nos roteiros turísticos e de pesquisas e passeios estudantis e está em uma área urbanizada integrando com a natureza.

O espaço tornou-se um dos monumentos histórico-turísticos mais visitados da Capital. O Museu da Caixa D'Água Velha em si consiste numa grande exposição de arte aos olhos dos visitantes. Além de exposições permanentes mostrando objetos que compuseram sua própria história, como tubos de ferro fundido e registros usados no controle da distribuição de água, o Museu  promove mostras rotativas de peças de artistas locais e de outros pontos do Estado.

O Morro da Caixa D’água Velha abriga o Museu das Águas, que está sob a guarda da Secretaria da Cultura de Cuiabá. O local é um lugar de efervescência cultural. A parte interna, onde fica o aqueduto, impressiona os visitantes. Na parte superior do museu existem vários espaços, que dentre eles se destaca um grande deck de madeira contornando uma grande ximbuva, árvore de 75 anos, usada pelos ribeirinhos para a produção de viola-de-cocho. 

 

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter