Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Junho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Grupo Escolar Senador Azeredo

Tamanho do Texto A+ A-

O prédio onde funcionou o Grupo Escolar Senador Azeredo teve sua Portaria de Tombamento Nº. 57/83 publicada no Diário Oficial de 9 de janeiro de 1984.

A história deste prédio é a seguinte: quatro dias após ter assumido o governo do Estado de Mato Grosso, o coronel Pedro Celestino da Costa assinou resolução, de nº. 508 de 16/10/1908, criando várias escolas primárias para o interior do Estado e autorizando a organização de dois grupos escolares nos dois distritos de Cuiabá. O Grupo Escolar do 2º Distrito-Porto foi o segundo a ser instalado no Estado, inaugurado em 10/09/1910 com o nome de Grupo Escolar Senador Azeredo, tendo como primeiro Diretor o professor Gustavo Kuhlmann. 

A linha construtiva do edifício é muito simples, seguindo o padrão típico das obras públicas executados em Mato Grosso, no início do século XX. A fachada principal apresenta um frontão enriquecido por balaústres e adornos metálicos, com uma porta única e central. O espaço arquitetônico interior é bem definido, podendo-se distinguir o núcleo da construção de onde se faz o acesso para as duas alas da escola, inclusive ao pátio interno.

O prédio ainda conserva todas as suas características originais de construção. Funcionou como estabelecimento de ensino desde a sua inauguração até o ano de 1975 quando, em 15 de maio passou a abrigar a Casa do Artesão. Em 15/11/1983, foi tombado pela Fundação Cultural de Mato Grosso, passando a fazer parte do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual. A partir de 2005 passou a ser administrado pelo Sesc.

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter