Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Dezembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Família Orlando

A presença da família Orlando por aqui se inicia com a vinda de Francisco Orlando, nascido em Moliterno, no sul da Itália.

Família Orlando

Fachada da antiga Casa Orlando no traçado de Moacyr Freitas. Ficava na rua 1º de Março (atual Galdino Pimentel), esquina com a rua Campo Grande (antiga Travessa da Assembleia).

Tamanho do Texto A+ A-

Seo Orlando casou-se com a cuiabana dona Balbina do Amarante, irmã do coronel Manoel Corsino do Amarante. Juntamente com Rafaelito Verlangieri, outro italiano de Salerno, fundou a firma comercial Verlangieri & Orlando.

Tempos depois Verlangieri retirou-se da firma e com a chegada dos irmãos de Francisco, Giuseppe e Vicente Orlando, fundaram em 1873 a firma Orlando Irmãos & Cia, um dos mais importantes estabelecimentos comerciais de Cuiabá. Ficava na rua 1º de Março (atual Galdino Pimentel), esquina com a rua Campo Grande (antiga Travessa da Assembleia).

O prédio foi construído pelos irmãos italianos, João e José Sardi. Em 1921 os proprietários da Casa Orlando, regressaram para a Itália, deixando a firma confiada aos gerentes Egidio Laraya e Giovanino Pecora.

Em 1959 o gerente já era o senhor Humberto Santa Lucia que permaneceu no posto até 1978 quando a Casa Orlando foi extinta, encerrando suas atividades, após 105 anos de marcante presença no comércio cuiabano.

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter