Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Novembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Abairramento de Cuiabá

Até o início dos anos setenta, a área urbana de Cuiabá não se estendia para muito além do limite físico definido pelo anel viário da avenida Miguel Sutil.

Tamanho do Texto A+ A-

A este quadro os governantes da época fizeram corresponder a proposição e sanção da Lei Municipal n.º 1315, de agosto de 1973. Esta criou, delimitou e nomeou quinze bairros na Capital: Centro-Sul, Centro-Norte, Terceiro, Dom Aquino, Poção, Bandeirantes, Araés, Quilombo, Duque de Caxias, Goiabeira, Jardim Cuiabá, Cidade Alta, Porto, Areão e Lixeira. Em 1988, mais dois bairros foram criados: o Popular e o do Baú. O Popular originou-se da Lei n.º 2.529, mediante o desmembramento do Goiabeira; e o Baú foi criado pela Lei n.º 2.530, por meio do desmembramento dos bairros da Lixeira e do Araés. A cidade de Cuiabá destacou-se como uma das capitais brasileiras que mais cresceram nas últimas décadas, o que ocorreu através de loteamentos residenciais, conjuntos habitacionais, condomínios e outras formas de ocupação urbana espontâneas ou induzidas.

Clique aqui e veja a compilação documental "Composição de Bairros", através de documento da Prefeitura Municipal de Cuiabá/IPDU/2010

 

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter