Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Março de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Território - Clima

Tamanho do Texto A+ A-

A) Observações Meteorológicas
          Na capital mato-grossense, as observações meteorológicas iniciaram--se no Observatório Meteorológico Dom Bosco, ligado à Missão Salesiana. Idealizado e fundado no início do século passado pelo salesiano coadjutor Prof. Sílvio Melanese, consolidou-se como posto de observação com os trabalhos do Padre Ricardo Remeter. Após a morte deste, em 1965, assumiu o observatório o mestre Jorge Bombled, que já fazia parte da equipe comandada pelo Pe. Remeter.
          Desde 1911 o Observatório Meteorológico Dom Bosco integra a Rede Nacional de Meteorologia do Ministério da Agricultura. O Observatório Dom Bosco funcionou até 1966, quando a responsabilidade pela coleta de dados ficou a cargo do 4.º Distrito Meteorológico,
hoje 9.º Distrito, ligado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Estação Meteorológica está localizada no município de Várzea Grande-MT, nas coordenadas geográficas 13º 26’ 17’’ de latitude Sul, 56º 43’17’’ de longitude oeste, a uma altitude de 152,34 m.

B) Clima
          O clima é essencialmente tropical continental, mas com algumas variantes típicas do lugar, apresentando dois períodos distintos: o chuvoso, com duração de oito meses, e o seco, com duração de quatro meses. No período chuvoso, principalmente nos primeiros meses, a temperatura é mais elevada. Geralmente o período das chuvas começa e termina por ventanias violentas acompanhadas de trovões. Nessa época do ano a pressão atmosférica, mantendo-se alta, permite suportar as temperaturas elevadas. A umidade do ar mantém-se alta. Assim, durante a época das chuvas, o clima é tropical continental úmido.
O período seco estende-se de junho a setembro, havendo alguns anos com períodos mais pronunciados. A umidade do ar em certos dias desce a uma porcentagem mínima que varia de 18% a 40%. Essas características definem o clima como tropical continental seco durante esses meses.
          No período seco ocorrem as frentes frias, ocasionadas pelo avanço das massas de ar vindas dos pampas argentinos, situados mais próximo das geleiras do Polo Sul. O frio geralmente acompanha-se de garoas persistentes empurradas para o norte por ventos intensos do sul; permanece no máximo oito dias, para reaparecer a intervalos mais ou menos prolongados. O frio das madrugadas e das manhãs alterna-se com o calor de meio-dia e da tarde. Em Cuiabá não se registram óbitos imputáveis a intensa insolação.

 

Fonte: Perfil Socioeconômico/Vol.5 - IPDU - Referência: Jorge Bombled. Meio século de meteorologia – v.1, 4.º fascículo.
VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter