Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Dezembro de 2017

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Aspectos turísticos e culturais

O espírito religioso de sua gente hoje se vê retratado nas igrejas, cujos estilos variados dão mostra da mais pura arquitetura daquela época, em contraste com a vida agitada de metrópole em expansão cotidiana, graças ao labor de seu povo, formado por compatriotas de todo o Brasil.

Aspectos turísticos e culturais

Tamanho do Texto A+ A-

Cuiabá, aos 291 anos em 2010, abraça a modernidade, mas sabe--se herdeira de cultura quase trissecular. Seu passado, ainda presente nas ruas, becos e vielas estreitos e sinuosos do Centro Histórico, está preservado nos casarões de uma época em que o ouro aflorava em abundância nas lavras; o espírito religioso de sua gente hoje se vê retratado nas igrejas, cujos estilos variados dão mostra da mais pura arquitetura daquela época, em contraste com a vida agitada de metrópole em expansão cotidiana, graças ao labor de seu povo, formado por compatriotas de todo o Brasil. Quase 300 anos de história moram nos casarões centrais. O Centro convida a um passeio pelos estilos arquitetônicos do passado, desde o barroco até o neogótico.
Em posição privilegiada no Centro Geodésico da América do Sul, Cuiabá dista 2 mil quilômetros dos oceanos Atlântico e Pacífico. Esta localização favorece o intercâmbio comercial, cultural e turístico da capital com importantes centros emissores de turistas.

A) Aspectos Culturais
Padroeiro: Senhor Bom Jesus de Cuiabá
Frutas típicas: pequi, ingá, seriguela, cajá-manga, bocaiuva, marmelada, araçá (goiabinha), ata, coroa-de-frade, banana-da-terra, manga, goiaba, caju, tarumã, pitomba.
Comidas típicas: maria isabel (carne seca com arroz), farofa de banana, escaldado (caldo de frango desfiado com farinha de mandioca e ovos), arroz com pequi, carne com banana-da-terra, quibebe de mamão verde, carne com maxixe, paçoca de pilão (com carne-seca), galinha com arroz, carne com mandioca.
Comidas típicas com peixe: mojica de pintado (peixe ensopado com mandioca), ventrecha de pacu frita, pacu assado com farofa de couve, piraputanga assada.
Bebidas típicas: licores de pequi, de jenipapo, de figo, de leite e guaraná ralado.
Doces típicos: furrundu (doce de mamão ralado com rapadura e babaçu), boipá (doce de abóbora em pedaços feito na rapadura), doces de caju, de goiaba, de mangaba, de limão, de mamão, de laranja, queimada (bala confeccionada com melado de rapadura), rapadura simples (a de puro melado), rapadura-cera (melado com mamão verde ralado) e pixé (milho torrado com açúcar e canela, batidos no pilão.
Bolos e Biscoitos: bolo de arroz, bolo de queijo (assado e frito), francisquito.
Danças: cururu, siriri, rasqueado, de São Gonçalo.
Instrumentos musicais típicos utilizados nas festas populares: viola de cocho, ganzá e mocho.
Festas populares: do Senhor Bom Jesus de Cuiabá; de São Benedito (de maior tradição local); do Divino Espírito Santo; de São Gonçalo; festas juninas (sendo mais comemorada a Festa de São João em que se faz a lavagem do Santo).
Artesanato: peças de cerâmica e utensílios de madeira, redes lavradas com varandas, doces artesanais, licores, viola de cocho, trançados.
Usos e costumes: sesta após o almoço, uso de rede para o descanso, tomar guaraná ralado, uso de ervas medicinais, banho de rio.

 

B) Calendário de Eventos Municipais 

Aspectos turísticos e culturais

 

C) Pontos Turísticos de Cuiabá 
 

Aspectos turísticos e culturais
Fonte: IPDU/DPI e Gazetas Municipais
VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter