Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Março de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Conhecendo o autor

Neila Maria de Souza Barreto nasceu em Rosário Oeste-MT no dia 21 de janeiro de 1955. Descende de dona Alayde F. de Souza e de seo Hélio da Silva Rondon.

Tamanho do Texto A+ A-

É casada com Luiz Ernesto da Silva Barreto e é mãe de Maria Carolina de Souza Barreto (Arquiteta), Maria Cláudia de Souza Barreto (Médica Veterinária) e Maria Rita de Souza Barreto (Fisioterapeuta).

ESTUDOS
Especialista em Didática, Metodologia do Ensino Superior e Ciências Políticas, respectivamente, pelas Universidades de Educação em Fátima do Sul - MS, Presidente Venceslau - SP e Univag – VG-MT.

Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

É autora dos textos e artigos: “A Água e o Corpo”, “A Torneira e a Água”, “Água Sagrada e Chafariz”, “Educação pela Água”, “Proseando com Lacínio, resgate de História”, “Rio Cuiabá: Feliz ou Infeliz?”, “São João e a Água”, “15 Anos de História do SIPROTAF”, “Doutor Paraná: Mato Grosso perde um Homem e a História ganha uma Memória”, Dos Corpos a Pitometria da Cidade e As Lavadeiras Cuiabanas, em conjunto com o Profº Dr. Otávio Canavarros.

Autora do livro Cinqüenta Anos de História do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – 1953-2003, Co-autora na pesquisa da História do Tribunal de Justiça do Estado de MT, 2004. Autora da “Genealogia do Pe. Ernesto Camilo Barreto”, 90 Anos da Drª Maria Barata Corrêa da Costa – 2005, História da Barra do Pari – 2006  e dos Projetos de Pesquisa do Grande Oriente do Brasil – MT, Loja Maçônica Acácia Cuiabana, Parque das Águas no Ribeirão do Lipa. Atualmente pesquisa a História do Saneamento em Mato Grosso.

Autora do Projeto Histórico do Memorial da Água - em fase de implantação nas Estações de Tratamento de Água I e II, respectivamente nas Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, do Museu do Museu do Morro da Caixa d`Água Velha, e do Parque das Águas, na Captação do Ribeirão do Lipa em Cuiabá.

EXPERÊNCIA PROFISSIONAL
* Foi admitida em 12/03/1973 pela Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso – SANEMAT e, desligada em Dezembro de 1999, em função do retorno da Concessão para o município.

* Exerceu as funções de Secretária, Assistente do Gabinete da Presidência da SANEMAT, Instrutora de Treinamento, Superintendente de Recursos Humanos, Jornalista, Assistente da Diretoria, Servidora da Coordenadoria de Planejamento Geral, Assessora de Apoio Empresarial, Assessora de Marketing e Assessora de Comunicação Social.

* Implantou a Escola de Alfabetização dos Operadores, serventes, leituristas e contínuos. A Escola de 1º e 2º Graus em convênio com o SESI/SENAI e os trabalhos de Educação Sanitária nas Escolas e nas Comunidades e por 15 anos Secretaria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-MT.

* Assessora do Gabinete do Dep. Federal Pedro Henry – 1996 a 1999.

*Coordenou os projetos de Informática, Recursos Humanos, Treinamento, Almoxarifado junto a Caixa Econômica Federal.

* Foi Professora da Faculdade de Jornalismo IVE de 2.000 a 2002, Assessora da e,

* EMPAER e Assessora do HEMOCENTRO.

*Em 2005 exerceu a função de Assessora de Comunicação Social da Companhia de Saneamento da Capital – SANECAP.

 

 

VOLTAR AO TOPO

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter