Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Vila Bela: Eternizada como Capital

Vila Bela: Eternizada como Capital

Reconhecendo a importância da história mato-grossense, o governador e cuiabano Pedro Taques resolveu, através da Lei nº 10.377, transferir simbolicamente em todos os anos sempre no dia 19 de março a capital do Estado para Vila Bela.

Em 1746, por Carta Régia, dom João V determinou a fundação de uma vila na região, para servir de ponto de apoio administrativo e militar aos garimpos no Vale do Guaporé.

HISTÓRIA - Há registros de que durante uma expedição de Fernando e Artur Paes de Barros, no Vale do Guaporé, eles se depararam com uma mata grossa, fechada, com altas árvores, quase impenetrável, que foi chamada de Mato Grosso. Em 1746, por Carta Régia, dom João V determinou a fundação de uma vila na região, para servir de ponto de apoio administrativo e militar aos garimpos no Vale do Guaporé. Com a criação da capitania de Mato Grosso em 7 de maio de 1748 e a nomeação do primeiro capitão-general, dom Antônio Rolim de Moura Tavares, para consolidar a posse portuguesa na região, foi fundada a cidade de Villa Bela da Santíssima Trindade em 19 de março de 1752, daí a justificativa da data instituída pelo atual governador de Mato Grosso.

A transferência da capital para Cuiabá só se ocorreu em 1835, quase cem anos depois, pelo último capitão-general Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho. O nome do local onde foi fundada a vila, às margens do rio Guaporé, era Pouso Alegre, no ponto mais ocidental do então reino português, escolhido como sede pelas condições de terreno, solo e possibilidades de defesa.

A escolha do nome vinha do costume colonial de designar por “Villa” a sede municipal e expressão de admiração pela beleza do lugar.  Ao perder a condição de capital para Cuiabá,  o município de Vila Bela passou a chamar-se Matto Grosso. A Lei Estadual nº 4.014, de 29 de novembro de 1978, devolveu a denominação antiga ao município.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Vila Bela: Eternizada como Capital

Enviando Comentário Fechar :/