Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Setembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Usina Itaici teve mil operários em sua construção

Usina Itaici teve mil operários em sua construção

A Usina de Itaici, localizada às margens do rio Cuiabá, começou a ser edificada em 11 de junho de 1896 e terminou 14 meses depois. Estima-se que em torno de mil operários participaram da construção.

E toda essa importância tinha seus motivos, pois era a Itaici que movimentava grande parte da economia de Mato Grosso na passagem do século 19 para o 20.

Os equipamentos vieram da Alemanha e chegaram ao local por via fluvial. De 1900 a 1920 a Itaici teve o seu período de esplendor e foi considerada a maior e mais importante usina dentre um complexo de 13 que haviam sido construídas no País.

E toda essa importância tinha seus motivos, pois era a Itaici que movimentava grande parte da economia de Mato Grosso na passagem do século 19 para o 20. Na época, a usina era propriedade de uma figura lendária da história mato-grossense, Antônio Paes de Barros (Totó Paes), presidente do Estado, que foi assassinado na região do Coxipó.

Vale lembrar também que a Usina chegou a abrigar uma população que registrava aproximadamente cinco mil pessoas, sendo o primeiro lugar do Estado a ter energia elétrica.

Contava ainda com uma infraestrutura invejável para aqueles tempos, com farmácia, capela, escola, dezenas de casas em estilo popular padronizado, aulas de música para as crianças e, inclusive, tinha moeda própria, cunhada ali mesmo.

Seu último administrador por 30 anos antes da desativação foi o falecido Pedro Gualberto Ribeiro, pai da primeira-dama de Santo Antônio do Leverger, Nalzira Ribeiro Dias.

A decadência da usina começou no início da década de 30 até ser desativada em 1957. Hoje podem ser visto os equipamentos antigos no casarão totalmente abandonado.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Usina Itaici teve mil operários em sua construção

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Andersson Santos

Andersson Santos

Seria de grande importância a conservação do local, hoje em péssimas condições, faz parte de nossa história
★★★★★DIA 31.03.19 22h26RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Ubiratã Alves

Ubiratã Alves

MUITO ITERESSANTE !!!
★★★★★DIA 26.09.18 20h39RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/