Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Tanque do Baú

Tanque do Baú

Um dos primeiros bairros de Cuiabá, o Baú se sobressaia entre as áreas de ocupação urbana da região central pela sua enorme piscina natural, chamada de “Tanque do Baú”, alimentada por três nascentes, duas das quais de águas cristalinas, que inclusive abasteciam grande parte de sua população, pois  não existia água encanada. Nas tardes calorentas dos finais de semana, principalmente aos domingos, a população citadina e a flutuante se esbaldavam na área de lazer popular. A primeira das três nascente ficava na Rua F, nos fundos do atual Hotel Taiamã.

A enorme piscina ficava na hoje Avenida Rubens de Mendonça, mais ou menos defronte a atual Decorliz e ocupava uma área de cerca de 2 mil m2, segundo estimativa de Edgar Cassimiro da Silva, que nasceu e morou no Baú durante muito tempo. Uma moderna e recente construção ocupa agora a área que já foi o “piscinão”, em cujos fundos ficam  parte da frente da Clínica Femina e o Colégio CIN.

O morador desconhece uma versão que dá conta que o nome do bairro tem a ver com uma enorme pepita de ouro encontrada numa das minas da região com o formato de um baú. A versão mais aceita é que a origem do nome Baú seja mesmo a lagoa que se formava com o represamento das três minas e que desaguava no córrego da Prainha, bem pertinho dali.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Tanque do Baú

Enviando Comentário Fechar :/