Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Setembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Senador foi Agredido na rua do Oratório e Agressor foi linchado

Senador foi Agredido na rua do Oratório e Agressor foi linchado

A rua 7 de Setembro já foi chamada de Rua do Oratório

Há registros de que antes da igreja Senhor dos Passos ter sido erigida, em 1792, já havia um oratório no local

A rua 7 de Setembro já foi chamada de Rua do Oratório. Há registros de que antes da igreja Senhor dos Passos ter sido erigida, em 1792, já havia um oratório no local. A rua é uma continuação da Galdino Pimentel, antiga Rua de Baixo.

Começa na esquina da Rua Campo Grande, com a Rua Galdino Pimentel, no sobrado que abrigou as instalações do jornal “Social Democrata”, demolido, que hoje abriga a praça Alberto Novis.

No outro lado foi casa do senador Generoso Paes Leme de Souza Ponce, ocupada posteriormente pela Tipografia de Avelino de Siqueira. Foi nessa casa que em 1899 o senador foi agredido por um homem chamado Romão na rua Voluntários da Pátria (antiga Travessa da Alegria), fato este denominado de Romanada, ocorrido em 31 de agosto desse ano. 

O agressor refugiou-se na casa de Nicanor Doriléo, na esquina, à esquerda de quem desce a Voluntários da Pátria com esta Rua, do lado correspondente à esquerda da igreja Senhor dos Passos. De lá, foi arrancado pelos correligionários do senador e linchado em frente à igreja, na pracinha que ali existiu.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Senador foi Agredido na rua do Oratório e Agressor foi linchado

Enviando Comentário Fechar :/