Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Novembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Senadinho: pura cuiabania

Senadinho: pura cuiabania

Os integrantes do grupo são considerados heróis de ontem e de hoje. Aqueles que escreveram páginas de conquistas sociais e políticas nesta capital.

Para quem ainda não sabe, aqueles senhores grisalhos, bem vestidos e falantes que ficam sentados todas as manhãs na garagem do prédio ao lado da antiga residência oficial dos governadores, esquina da Rua Cândido Mariano com a Barão de Melgaço, tem história.

Nessa casa morava um personagem extraordinário de nossa sociedade local, o advogado Oriente Tenuta Filho, conhecido por “Nenê” para os íntimos. Era incentivador desse bom costume de reunir pessoas.

Os integrantes do grupo são considerados heróis de ontem e de hoje. Aqueles que escreveram páginas e mais páginas de conquistas sociais e políticas nesta capital guerreira.

A história é a seguinte: O cuiabano Oriente Tenuta Filho estudava no Rio de Janeiro e tinha uma qualidade existente em poucos rapazes da república onde morava no bairro do Catete: era muito comunicativo e gostava de fazer amigos.

Ao se formar, retornou a Cuiabá e logo instalou uma farmácia nas proximidades da praça da República, ao lado da Livraria Santa Terezinha. Seus colegas vieram também. Assim como na cidade carioca, eles continuaram a encontrar-se para sessão de discussões de temas importantes para a cidade. O ponto de encontro dos recém-formados era na própria farmácia de Tenuta. Mais tarde, após ter vendido o estabelecimento comercial, a turma passou a se reunir na própria residência do Tenuta.

A quantidade de adeptos ao costume foi aumentando e a roda cresceu. Hoje, já aposentados, aquele local ainda preserva a amizade, o respeito, a democracia e a visão política de quem enxerga o que muitos governantes não vê. Por isso que a classe política tem ido sempre ali para buscar informações e trocar experiências com quem muito já fez, está fazendo e pode muito ainda fazer.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Senadinho: pura cuiabania

Enviando Comentário Fechar :/