Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Saúde em Cuiabá teve iniciativa de voluntários, religiosos, negros e escravos, a partir de 1816

Saúde em Cuiabá teve iniciativa de voluntários, religiosos, negros e escravos, a partir de 1816

Nos idos anos de 1978, é que se iniciaram as obras de construção do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, localizado na rua General Vale, área central da cidade.

Antes do século XVIII não há registros de nenhuma instituição de assistência à saúde individual em Cuiabá.

O processo histórico do trabalho de enfermagem no município de Cuiabá aponta inicialmente que os serviços de atendimento a enfermos eram prestados por pessoas voluntárias, religiosos, negros e escravos. Esse é o resultado de estudo realizado pelos enfermeiros Leocarlos Cartaxo Moreira e Flávia Regina Souza Ramos, publicados na Revista Brasileira de Enfermagem.

Vamos abordar o início desse atendimento que ocorreu por estas bandas. Somente para explicar, a origem da data alusiva ao Dia do Hospital remonta da fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santos, fundada em 1543 por Braz Cubas, um fidalgo português.

Antes do século XVIII não há registros de nenhuma instituição de assistência à saúde individual em Cuiabá. Somente em 1816 é que se tem conhecimento das primeiras aqui implantadas. Inicialmente, foi fundado o Hospital São João dos Lázaros e, posteriormente, a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Registramos ainda a existência do Hospital Militar, passando este, posteriormente, a ocupar enfermarias exclusivas na Santa Casa.

Já no século XX, mais precisamente nos idos anos de 1978, é que se iniciaram as obras de construção do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, localizado na rua General Vale, área central da cidade.
Nos anos 40, na gestão do governo Júlio Müller foi construída a primeira maternidade de Cuiabá, posteriormente se tornando Hospital Geral. Nesta década surgiu ainda o tradicional Hospital Júlio Müller.

 

Fonte: texto publicado na edição 5 do Almanaque Cuyabá

 

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Saúde em Cuiabá teve iniciativa de voluntários, religiosos, negros e escravos, a partir de 1816

Enviando Comentário Fechar :/