Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Setembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Saiba mais sobre a artista

Saiba mais sobre a artista

Viveu em São Paulo capital de 1990 a 1995.

Em 1996, fixou residência em Mato Grosso do Sul. Na época, intrigada com o ritmo da cidade e com a visualidade dos apáticos muros brancos, registrou, fotografou, mapeou e desenhou espaços e lugares para entender tal território. Destes registros surgiu um grande interesse pela luz do centro-oeste, pelos imensos espaços aéreos e pela arquitetura tipicamente horizontal da cidade de Campo Grande, MS.

Contando com parcerias na esfera municipal, estadual e federal, realiza várias intervenções urbanas e site specific em Instituições públicas e privadas em MS e outros estados brasileiros. Em 2014, participou da Bienal del Fin del Mundo, em Mar del Plata, na Argentina.

Entre 2001 e 2003, idealizou o projeto A Cor das Ruas, contemplando 53 bairros de Campo Grande, com a participação de 720 adolescentes de diversas instituições. Em 2011, construiu um ateliê aberto ao público, com intuito de discutir arte contemporânea, de criar público, fazer intercâmbios e proporcionar ações educativas.

Em 2013, foi contemplada com o prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais, com o projeto Seminário Entre Vários Olhares: da Pintura à Intervenção. O projeto foi executado em 2014 atingindo um público de 205 pessoas. Em 2014, pintou a fachada do MACP – Museu de Arte e de Cultura Popular, Cuiabá,MT, em comemoração aos 40 anos da Instituição.

O assunto sempre foi a própria cidade, as formas, as projeções, as sombras, a luz, os intervalos, as paredes, os muros, os tapumes, os buracos, as esquinas, os trilhos sem o trem, o poste, o museu, a arquitetura, as entradas e saídas, a rua e a poesia. Sua obra denuncia, convida e provoca as pessoas à uma reflexão sobre o espaço e lugar habitado. Usa a pintura como linguagem e como superfície viadutos, muros, paredões, etc. Seu ateliê acolhe, convida, reúne e hospeda pessoas interessadas em discutir assuntos que permeiam a contemporaneidade.

 

http://www.premiopipa.com/pag/ana-ruas/

 

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Saiba mais sobre a artista

Enviando Comentário Fechar :/