Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Primeiros trabalhos e debates científicos foram publicados em revistas tipo almanaque

Primeiros trabalhos e debates científicos foram publicados  em revistas tipo almanaque

A Royal Society, celebrando 350 anos em 2010, fundou a revista oficial da academia, o famoso Philosophical Transactions, que é a mais antiga revista científica, em circulação até hoje

Philosophical Transactions é a mais antiga revista científica em circulação até hoje

Com o advento da imprensa com Gutenberg, as academias resolveram publicar trabalhos e debates em revistas periódicas. A primeira delas foi o Journal des Savants - Jornal dos Sábios, fundado na França em 1662, e que deu origem ao uso do nome "journal", diário em francês, para designar as revistas científicas.

Logo depois, a Royal Society, celebrando 350 anos em 2010, fundou a revista oficial da academia, o famoso Philosophical Transactions, que é a mais antiga revista científica, em circulação até hoje. As academias italianas também foram pioneiras, com os Saggi, a publicação da Accademia del Cimento.

Em meados do Século XVII, portanto, estava pronto e acabado o atual modelo de comunicação científica vigente até hoje. Gradativamente o latim foi substituído nessas revistas pelo inglês, pelo italiano, francês e alemão, que se tornaram os idiomas da ciência; e as cartas informais entre cientistas se institucionalizaram na forma de Letters ou Léttres, publicadas nas revistas.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Primeiros trabalhos e debates científicos foram publicados em revistas tipo almanaque

Enviando Comentário Fechar :/