Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Setembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Primeira importadora de automóveis de Cuiabá pertenceu a Garagem Dorsa e vendeu seu primeiro veículo a Dom Aquino

Banco de Dados/AC
Primeira importadora de automóveis de Cuiabá pertenceu a Garagem Dorsa e vendeu seu primeiro veículo a Dom Aquino

A empresa que fazia linha de auto-ônibus ligando o 1º distrito ao 2º distrito (Cuiabá – Porto) funcionou no galpão ao lado da igreja de São Gonçalo, lado correspondente à Senador Metelo

O primeiro automóvel que chegou a Cuiabá, foi um Landau Let, preto, conduzido pelo chofer Francisco Zani.

A partir da travessa Senador Metelo, denominada de Beco do São Gonçalo, a segunda casa era um galpão de zinco, que foi Garagem Dorsa, da firma Dorsa & Irmãos, primeira importadora de automóveis de Cuiabá, a qual vendeu ao presidente do Estado, dom Aquino Corrêa, o primeiro automóvel que veio a Cuiabá, um Landau let, preto, conduzido pelo chofer Francisco Zani.

A empresa que fazia linha de auto-ônibus ligando o 1º distrito ao 2º distrito (Cuiabá – Porto) funcionou nesse galpão. Essa conexão foi inaugurada no governo de Dom Aquino, que para isso mandou até preparar a Rua Nova, atual avenida Dom Aquino. O preço da passagem era de 200 réis, que no ano seguinte passou a ser 300 réis.

Quem vai?
COXIPÓ - CUIABÁ – COXIPÓ

Há registros de que em 1875 o negociante André Gaudie Nunes faz a experiência, em Cuiabá, de uma diligência destinada a conduzir passeantes à povoação do Coxipó. Veja o anúncio publicado para atrair as pessoas:

PASSEIO PARA COXIPÓ

No domingo, 20 do corrente, achar-se-á no alto da Misericórdia uma diligência puxada por 4 animais, a qual partirá às 6 e 8 horas da manhã, voltando às 4 e 6 da tarde, conduzindo 12 pessoas em cada viagem.

Vendem-se os bilhetes de passagem a 2$000, para ida e volta, na rua 13 de Junho,
na casa junto ao mercado.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Primeira importadora de automóveis de Cuiabá pertenceu a Garagem Dorsa e vendeu seu primeiro veículo a Dom Aquino

Enviando Comentário Fechar :/