Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Primeira Dentista Diplomada de Cuiabá tinha 21 anos

Primeira Dentista Diplomada de Cuiabá tinha 21 anos

Pesquisas revelam que a primeira dentista diplomada de Cuiabá foi Maria Barata Corrêa da Costa, uma mato-grossense de Corumbá. Fez graduação na USP com apenas 21 anos de idade.

Maria Barata foi servidora da Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.

Depois de formada retornou a Cuiabá e montou consultório na Rua 13 de Junho, o qual tinha por nome 'Gabinete', que foi vendido para o doutor Pedro Paulo Corrêa da Costa. Maria Barata foi servidora da Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.

Casou-se com João Celestino Corrêa da Costa, em 28 de outubro de 1939, com 24 anos de idade. O casal foi morar na zona rural de Cuiabá, na chácara Bela Vista, no distrito de Sucuri, onde abriu pequeno armazém. A organização das cadernetas e a contabilidade eram de sua responsabilidade. Do casamento nasceram os filhos Helyete Corrêa da Costa Brandão, doutor Filinto Corrêa da Costa e Inês Corrêa da Costa.

Logo, Maria aprendeu a gostar da culinária e iniciou a carreira de banqueteira. Seu primeiro serviço de buffet atendeu ao pedido de Maria Aparecida Pedrossian, esposa do governador Pedro Pedrossian.

Com o passar do tempo o casal adquiriu outro armazém na Praça da Mandioca, onde tinha até o fabrico de picolés. Mais tarde trocaram este armazém pelo Armazém Bandeirantes, que ficava na Rua Antônio João, nas proximidades da Praça Ipiranga, adquirida do senhor Silvestre. Lá só vendiam secos e molhados.

Para quem não sabe, foi Maria Barata quem ensinou “Seu Fabico”  e sua esposa a fazerem salgados e as receitas de bolo de arroz e bolo de queijo.

Maria Barata já chegou aos cem 'aninhos', com vitalidade. Um fato curioso e que merece atenção do Conselho de Odontologia é que seu nome não consta nos registros da entidade, uma vez que os arquivos antigos se perderam quando da divisão do estado de Mato Grosso em 1979. Seria interessante o Conselho providenciar esse resgate de memória.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Primeira Dentista Diplomada de Cuiabá tinha 21 anos

Enviando Comentário Fechar :/