Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Praça Alencastro primeiro jardim Público de Cuiabá

Praça Alencastro primeiro jardim Público de Cuiabá

A praça Alencastro, inaugurada em 28 de setembro de 1882, foi o primeiro jardim público de Cuiabá. Antes, o local era denominado de Largo da Presidência

Conforme notas históricas do escritor Estêvão de Mendonça, publicadas no jornal O Estado de Mato Grosso em 28/9/1939, a inauguração teve grande projeção na vida social dos cuiabanos:

A praça Alencastro teve como seu construtor o coronel José Maria de Alencastro, presidente da província de Mato Grosso, 1881-1883.

“... Na cidade de resto “madorrenta” como disse Von Den Steinen, mediante anúncio prévio entre as famílias, trocavam-se visitas, e as diversões comuns não iam além de motivos religiosos, casamentos e batizados, e de quando em quando um baile ou espetáculo no teatro “Amor à Arte”.

“As senhoras, num regime de convento, viviam recolhidas ao lar, e provocaria atenção pública a que pusesse o pé na rua, sem a companhia ao menos de um bebê. A grosso modo dos costumes coloniais...”

A praça Alencastro teve como seu construtor o coronel José Maria de Alencastro, presidente da província de Mato Grosso, 1881-1883. Dentre várias obras relevantes realizadas por este ilustre coronel citamos a construção da Caixa D'água Velha, primeiro serviço de abastecimento de água da cidade; antigo Quartel da Força Pública; e adequação e reforma do antigo casarão que abrigou o palácio Alencastro, que ficava em frente ao atual prédio da prefeitura de Cuiabá, entre outras.

Apesar da participação de Alencastro na construção dos maiores patrimônios desta cidade, sua gestão sofreu injustas críticas, talvez até pela sua descendência portuguesa, pois à época os lusitanos eram pejorativamente chamados de 'Bicudos', resquício ainda da Rusga.

Os 'Alencastros' são descendentes de família portuguesa da Freguesia de Santa Eulália de Fafe, bispado de Guimarães, arcebispado de Braga, a qual se instalou no Brasil nas Sesmaria da Freguesia do Senhor Bom Jesus de Triunpho, no estado do Rio Grande do Sul, no século XVIII.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Praça Alencastro primeiro jardim Público de Cuiabá

Enviando Comentário Fechar :/