Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

O primeiro artista plástico de Cuiabá foi trazido por Rolim de Moura e teve destaque na Ínsua

O primeiro artista plástico de Cuiabá foi trazido por Rolim de Moura e teve destaque na Ínsua

De acordo com o escritor Carlos Francisco Moura, este artista nasceu provavelmente em 1710 e viveu neste Estado uns 34 anos, durante os quais deve ter sido grande sua produção.

Ele era desenhador-cartográfico de nome Francisco Xavier de Oliveira.

O Dia Mundial do Desenhista é comemorado no aniversário de nascimento do pintor, escultor, engenheiro, arquiteto e desenhista Leonardo da Vinci (15 de abril de 1452).

Como já falamos (em edição anterior) do desenhista espanhol José Maria Hidalgo, desta vez aproveitamos a data para homenagear o mais antigo artista de que temos notícia em Mato Grosso. Ele era desenhador-cartográfico de nome Francisco Xavier de Oliveira. Foi trazido pelo primeiro governador da Capitania de Mato Grosso, Antônio Rolim de Moura Tavares, no ano de 1751. 

De acordo com o escritor Carlos Francisco Moura, este artista nasceu provavelmente em 1710 e viveu neste Estado uns 34 anos, durante os quais deve ter sido grande sua produção. A história registrou inúmeros quadros a óleo que formavam uma vasta galeria de capitães-generais ainda no século XVIII. Esses quadros, devem ter vindo de Portugal ou mesmo do Rio de Janeiro. Não é remota, no entanto, a hipótese de os capitães-generais, até o tempo de Luís de Albuquerque Pereira e Cáceres, terem sido retratados pelo próprio Francisco Xavier, até então, único artista plástico na então Colônia.

Na casa da Ínsua, em Portugal há, em destaque, “a carta onde se faz ver a corrente dos rios Guaporé e Mamoré” - (1774/5).

 

Fonte: texto publicado na edição 22 do Almanaque Cuyabá

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O primeiro artista plástico de Cuiabá foi trazido por Rolim de Moura e teve destaque na Ínsua

Enviando Comentário Fechar :/