Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

O encontro do theatro com a cinematografia no barracão de zinco

O encontro do theatro com a cinematografia no barracão de zinco

Neste local, em 1903, Nicola Verlangiere, um dos membros da sociedade ora em declínio, reuniu demais integrantes e reconstituíram um novo palco com cobertura de zinco, que serviu para realização de diversas atividades por muito tempo.

Outro registro relata grande temporal que desabou o velho teatro São João, em 1894, contribuindo para a paralisação das atividades desta Sociedade, em 1899

Desde 1827, representações de dramas e comédias já aconteciam em Cuiabá. Registros apontam que em 1884 havia a Sociedade Amor à Arte, dedicada aos interesses da dramaturgia e ao teatro, organizada elo tenente da marinha, doutor Delamare.

Outro registro relata grande temporal que desabou o velho teatro São João, em 1894, contribuindo para a paralisação das atividades desta Sociedade, em 1899. Neste local, em 1903, Nicola Verlangiere, um dos membros da sociedade ora em declínio, reuniu demais integrantes e reconstituíram um novo palco com cobertura de zinco, que serviu para realização de diversas atividades por muito tempo.

Foi neste barracão que foi instalado o primeiro cinema oficial cuiabano, em 1912, sendo o seu idealizador seo Manoel Bodstein. Ficava exatamente no prédio de esquina entre as ruas Getúlio Vargas (antiga Rua Larga) e Joaquim Murtinho (antiga Rua 1º de Março), onde funcionaram o Grande Hotel, o banco Bemat e recentemente instalações da Secretaria Estadual de Cultura.

A partir de 1930 um italiano arrojado, por nome de Ernesto Bonamico, assumiu a direção do Cine Parisien, após a empresa J. Gama & Cia ter abandonado a concessão. Bonamico trocou o nome para Cine Teatro República e a 30 de março de 1933 inaugurou o cinema falado, no mesmo barracão de zinco.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O encontro do theatro com a cinematografia no barracão de zinco

Enviando Comentário Fechar :/