Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

O bairro Cruz Preta

O bairro Cruz Preta

Uma cruz preta, que já foi de aroeira e há muito tempo virou de ferro, fincada sobre uma calçada na Rua Benedito Leite, quase na esquina com a Rua Comandante Costa, guarda muitas histórias.

E ninguém sabe se os poucos relatos dos moradores de sua área de abrangência, no bairro Cruz Preta, encerram verdades ou são criadas pelo imaginário popular.

Há duas versões sobre a cruz preta, que ainda hoje, às sextas-feiras, geralmente amanhece com alguns “despachos” feitos por terreiros de macumba.Uma delas: no local existia uma tenda espírita, dirigida por um preto velho que era muito estimado pela população pelas curas que fazia, com benzeduras. A cruz original naquele pedaço do bairro era uma homenagem ao benfeitor do povo..

A outra versão: no local existia um tronco, onde os escravos de uma fazenda eram açoitados. Certo dia, uma negra prostituta foi espanca lá no tronco até a morte. Revoltada, a população pôs fogo na aroeira e ergueu no local uma cruz de outra de madeira, que muitos anos depois foi substituída pela atual, de ferro e preta. O nome do bairro certamente advém desses fatos. 

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O bairro Cruz Preta

Enviando Comentário Fechar :/