Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

O Ataque marítimo que colocou Cuiabanos na Guerra da Alemanha

Fundação Biblioteca Nacional
O Ataque marítimo que colocou Cuiabanos na Guerra da Alemanha

Decorrida uma semana do fulminante ataque, Cuiabá recebeu no sábado (27 de outubro de 1917) a notícia do bombardeamento do navio a vapor Macau, pertencente à Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro

O ataque sofrido pelo submarino alemão U – 93 ocorreu em 18 de outubro de 1917, estando a 200 milhas do Cabo Finisterre.

A embarcação desmoronou-se mar adentro e levava uma carga de café para o porto francês de Le Havre.

O ataque sofrido pelo submarino alemão U – 93 ocorreu em 18 de outubro de 1917, estando a 200 milhas do Cabo Finisterre.  Na ocasião, o comandante alemão, Helmuth Gerlach, exigiu que os brasileiros capitão Saturnino Furtado de Mendonça e o taifeiro Arlindo Dias dos Santos subissem a bordo do submersível. Desde então, os dois brasileiros nunca mais foram vistos.

O presidente Venceslau Brás, em face do quarto afundamento de navio mercante brasileiro, enviou mensagem ao Congresso declarando o estado de guerra com a Alemanha.

A notícia logo propagou-se em Cuiabá através de boletins e convites direcionados ao povo para reunião na praça da República.

Ao entardecer, o local já estava lotado de participantes, autoridades e curiosos. De uma coisa, todos tinham certeza: guerra contra a Alemanha. Em praça pública, diversos oradores explicaram os motivos da guerra e o dever de cada brasileiro diante do fato brutal ocorrido no mar contra o vapor brasileiro. A população reagiu com manifestações nas ruas da cidade. Noutro dia foi grande a romaria das tropas em frente ao comando militar para se inscrever aqueles que tivessem que partir para o teatro da guerra.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O Ataque marítimo que colocou Cuiabanos na Guerra da Alemanha

Enviando Comentário Fechar :/