Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Negro e pai da primeira gramática popular brasileira lapidou Rui Barbosa e Euclides da Cunha

Negro e pai da primeira gramática popular brasileira lapidou Rui Barbosa e Euclides da Cunha

Em 1874, fundou o Colégio da Bahia. Depois, aos 45 anos, o Colégio Ernesto Carneiro Ribeiro, que dirigiu por três décadas, até sua morte.

Ernesto escreveu a primeira gramática que levava em conta a língua falada pelo povo no Brasil.

Ernesto Carneiro Ribeiro foi o único estudante negro na sua turma na Faculdade de Medicina da Bahia. Em 1864, ainda faltavam décadas para  fim da escravidão no Brasil. Se, como aluno, desde o magistério o rapaz não tinha companheiros de sua cor na sala de aula, que dirá quando assumiu a cadeira de professor. Em 1874, fundou o Colégio da Bahia. Depois, aos 45 anos, o Colégio Ernesto Carneiro Ribeiro, que dirigiu por três décadas, até sua morte.

Não foram poucas as figuras importantes da Bahia que passaram por lá. Fazem parte da lista o escritor Euclides da Cunha e o jurista Rui Barbosa. Ernesto escreveu a primeira gramática que levava em conta a língua falada pelo povo no Brasil. Com a República, participou da elaboração de um plano de ação educacional.

O jornalista Antônio Loureiro de Souza registrou que o baiano de Itaparica, "além de ser mestre da inteligência, foi, ao mesmo tempo, lapidário das almas em formação, com os seus ensinamentos, seu exemplo e a vida toda dedicada à luta pelo ensino". (NP)

 

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Negro e pai da primeira gramática popular brasileira lapidou Rui Barbosa e Euclides da Cunha

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Joana Dark

Joana Dark

Tenho orgulho de ser tataraneta de uma pessoa ilustre como Ernesto Carneiro Ribeiro. Pai da primeira gramática brasileira.
Sou filha de Mário Carneiro Ribeiro com muito prazer.
★★★★★DIA 21.03.19 21h08RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/