Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Museu Rondon

Mateus Hidalgo
Museu Rondon

O Museu Rondon foi criado em 1972 para ser centro de indigenismo, pesquisa e divulgação das culturas indígenas em Mato Grosso.

Seu acervo atual ultrapassa mil peças, incluindo adornos plumários, indumentárias, armas, artefatos de ritual mágico, cerâmicas, instrumentos musicais, tecelagem, trançados, utensílios, etc, além do material fotográfico retratando o cotidiano das aldeias.

Seu nome é um tributo ao mato-grossense marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, pela sua determinação na defesa dos direitos indígenas. Foi a proximidade com os índios que levou à formação do acervo de peças de uso tradicional, coletadas diretamente nas aldeias. No seu interior, o Museu Rondon buscou colocar o visitante em contato com o ambiente mais íntimo da casa indígena, retratando-a na singela distribuição dos objetos: as redes, a terra batida, a lenha, o fogo. Ao lado do prédio do Museu, no Parque Aquático, em meio aos coqueiros e à sombra das árvores do cerrado, foi construída uma casa indígena no modelo ovalado xinguano, que exigiu dos índios Bakairi a recuperação da sua própria memória.

Com uma média anual de mais de 6 mil visitantes, recebe principalmente estudantes da rede de ensino de 1º e 2º graus. 

O Museu esta localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa- UFMT. 
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30; sábado, das 7h30 às 11h30
Telefone: (65) 3615-8489.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Museu Rondon

Enviando Comentário Fechar :/