Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Setembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Mestre Albertino

Mestre Albertino

José Albertino da Silva nasceu em Cuiabá, em 07 de agosto de 1906. Foi militar, músico, maestro e compositor.

Começou os estudos musicais com Padre Emílio e, em seguida, aos 14 anos de idade, ingressou na Força Pública do Estado de Mato Grosso como aprendiz de música para menores, tendo aulas com o maestro Francisco Ferreira Mendes. Começou tocando instrumento de ritmo (prato). Como era estudioso, passou para bombardino e mais tarde dedicou-se ao trombone de válvulas.

Reformado do Exército prestou relevante contribuição em prol da cultura musical no Estado como maestro na Escola Industrial de Mato Grosso mais tarde Escola Técnica Federal de Mato Grosso e, atualmente Cefet-Mt; organizou fanfarra com 120 elementos e Banda de Música.

Lecionou, formou bandas e fanfarras no Colégio Salesiano. Em 1972, foi convidado pelo prefeito da cidade para formar banda pela Escola Técnica de Guiratinga, e conjunto orquestral com 80 figuras, entre moças e rapazes. Em 1970, convidado por Augusto Gomes da Silva, presidente da Filial Centro Redentor, em Campinas (SP), foi reger o Hino Nacional com um coral de 300 componentes;

No Ceará regeu um coral vindo de Pernambuco, também com muitos componentes. Foi contratado pela Escola Agrícola Federal Gustavo Dutra, localizada na Serra de São Vicente, para criar banda de música local.

Deixou várias composições escritas, alcançando uma ampla gama de gêneros musicais como rasqueado, maxixe, samba, choro, dobrado, e hinos. Sua última composição foi escrita a 20 de janeiro de 1988, "Valsa 30 de Janeiro".

Faleceu em 11 de dezembro de 1995, com 89 anos de idade.

 

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Mestre Albertino

Enviando Comentário Fechar :/