Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Liceu Cuiabano

Liceu Cuiabano

O prédio da "Escola Liceu Cuiabano - Maria de Arruda Müller", localizado no bairro Quilombo, guarda a memória de anos da história da educação no Estado de Mato Grosso. Fundado em 7 de março de 1880, pelo então presidente da província de Mato Grosso, Rulfino Enéas Galvão, o Liceu Cuiabano foi criado pela Lei nº 536 de 03 de dezembro de 1879.

Seu primeiro prédio foi na Praça Ipiranga, onde funciona o Ganha Tempo, passando para o Palácio da Instrução e pelo prédio dos Correios, na Praça da República.

A criação do atual prédio, localizado no bairro Quilombo, foi construído em 1944 por iniciativa do interventor do Estado Júlio Strübing Muller. Junto com outras obras significativas para o Estado, construídas pelo então engenheiro Cássio Veiga de Sá, foi erguida a sede própria do então Colégio Estadual de Mato Grosso. Mais tarde com o decreto 480, de 29 março de 1976, passou a denominar-se Escola Estadual de 1° e 2° Graus.

No Governo de Cássio Leite de Barros um outro decreto (n°. 1752 de 13 de março de 1979), voltou ao antigo nome de Liceu Cuiabano. Em 1998 o decreto Lei n° 2.812, de 11 de dezembro, homenageou a professora e esposa de Júlio Muller, denominando Escola Estadual de I e II Graus Liceu Cuiabano " Maria de Arruda Muller". O título ficou definitivo em 11 de outubro de 2000, pelo decreto nº 1826, passando a denominar Escola Estadual Liceu Cuiabano " Maria de Arruda Muller".

No quadro de docentes passaram pela escola Issac Póvoas, Nilo Póvoas, Dunga Rodrigues, Cesário Neto, entre tantos outros vultos da história mato-grossense.

Desde a fundação, o Liceu Cuiabano registra no quadro de ex-alunos nomes ilustres no país, entre eles Marechal Cândido Rondon, Presidente Eurico Gaspar Dutra, Professora Maria Dimpina Lobo Duarte - primeira mulher a estudar na escola -, Professor Aecim Tocantins, Deputado Carlos Bezerra, ex-senador Júlio Campos, ex-governador Dante Martins de Oliveira e o ex-senador Antero Paes de Barros, entre outros não menos importantes.

 Veja vídeo do G1 sobre a Escola

 

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Liceu Cuiabano

Enviando Comentário Fechar :/