Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Herança garantiu a criação da santa casa de misericórdia

Herança garantiu a criação da santa casa de misericórdia

O registro do primeiro hospital do Brasil é da irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, do estado de São Paulo, inaugurado 43 anos depois do descobrimento, exatamente a 1 de novembro de 1543.

Sua instalação foi por iniciativa do capitão-general João Carlos Augusto D' Oyenhausen de Grevemburg e a inauguração foi em 8 de dezembro de 1817.

Em Cuiabá, a Santa Casa de Misericórdia existe há 198 anos e suas obras iniciaram em 1815, exatamente sete anos antes do Brasil se tornar independente de Portugal. Sua instalação foi por iniciativa do capitão-general João Carlos Augusto D' Oyenhausen de Grevemburg e a inauguração foi em 8 de dezembro de 1817. A construção deve-se ao legado de Manoel Fernandes Guimarães, que falece em Vila Bela, em 1755, tendo deixado em testamento metade de sua herança (12:000$000 (doze contos de réis) para a fundação  de uma casa para tratamentos de morféticos. Por outro lado, o primeiro hospital privado de Cuiabá foi fundado em 1980 pelo doutor Kamil Fares, com o nome de Hospital Infantil e Maternidade Femina (pronuncia-se fêmina).

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Herança garantiu a criação da santa casa de misericórdia

Enviando Comentário Fechar :/