Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Setembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Grêmio Visconde de Taunay

Grêmio Visconde de Taunay

Tal agremiação cultural tinha por fim promover o... estudo da historia particular de Mato Grosso e a edição de uma revista que divulgasse os trabalhos e as pesquisas históricas de seus sócios.

Imbuídos desses ideais, um grupo de 14 pessoas, congraçando o que havia de melhor da cultura e da intelectualidade cuiabana de então, em 26 de agosto de 1894, reuniu-se na casa do Professor Demétrio da Costa Ribeiro, à praça Bispo Dom José, e fundou ali o Grêmio Visconde de Taunay.

Tal agremiação cultural tinha por fim promover o... estudo da historia particular de Mato Grosso e a edição de uma revista que divulgasse os trabalhos e as pesquisas históricas de seus sócios.

Na reunião realizada, alem de vários oradores que falaram das necessidades e das vantagens de tal sociedade, fez-se ouvir as palavras do Tenente Pedro Antunes de Souza Ponce,... que muito estimava poder concorrer para a organização de uma sociedade de tal natureza.

Procedida ali mesmo a uma eleição, foram sufragados provisoriamente o seu Presidente, Estevão de Mendonça, Primeiro Secretario Avelino de Siqueira, segundo Secretario Demetrio da Costa Pereira e o Tesoureiro, Ildefonso Peixoto de Almeida Pitaluga.

O jornal “O Clarim”, de 31 de agosto de 1894, modestamente noticiou a criação dessa sociedade.

Todavia, a falta de interesse de alguns dos fundadores, somada ao não apoio institucional por parte do Governo do Estado, fez com que o Grêmio Visconde de Taunay tivesse existência efêmera. Talvez não tivessem conseguido nem mesmo o apoio do próprio Visconde, Alfredo d’Escragnole Taunay, que ainda estava vivo, falecido em 1899, para estimular e dar algum ânimo à sociedade histórica que levava seu nome.

Infelizmente, exceto essa noticia do jornal citado, a sociedade não deixou arquivos, não ficando registrada nem mesmo a tal eleição, alguma ata de instalação ou ainda estatuto social aprovado. Quase não deixou memória a tal agremiação.

Mas o registro da criação de tal sociedade é importante, pois que, foi a primeira vez que se fundou em Cuiabá uma sociedade cultural não literária, com fim especifico da pesquisa e divulgação da historia mato-grossense. Mostra ainda, que Estevão de Mendonça, no esplendor de seus 25 anos de idade, já se firmava como líder de uma instituição cultural, despontando com toda a sua veia inata de pesquisadores e historiador competente dos fatos passados de Mato Grosso.

Aí iniciava o sonho de Estevão de Mendonça.

 

Fonte: Paulo Pitaluga

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Grêmio Visconde de Taunay

Enviando Comentário Fechar :/