Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Setembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Fundador de Cuiabá morreu pobre, Abandonado e Traído Amargamente pelo rei e pelo Governador da Época

Fundador de Cuiabá morreu pobre, Abandonado e Traído Amargamente pelo rei e pelo Governador da Época

Moreira Cabral trabalhou com eficiência e honestidade pela coroa portuguesa na cobrança do tributo, na condição de “goarda mor” (só no 1º ano foram 4 arrobas (60 quilos) de ouro).

 Não recebeu, sequer, uma pequena pensão do rei a quem tanto serviu e enriqueceu.

Quem diria? O fundador de Cuiabá, bandeirante Paschoal Moreira Cabral, por cujas mãos passou muito ouro que ele próprio descobriu e mandou para pagamento do “quinto da coroa”, morreu pobre e traído pelo rei de Portugal da época (1719), dom João V, e pelo então governador da capitania de São Paulo, dom Rodrigo César de Menezes. Moreira Cabral trabalhou com eficiência e honestidade pela coroa portuguesa na cobrança do tributo, na condição de “goarda mor” (só no 1º ano foram 4 arrobas (60 quilos) de ouro).

Mas quando reclamou a sua nomeação para um cargo remunerado, justificando ao rei, através de uma chorosa missiva, seu empobrecimento, agravado pelo fato de ter filhos para criar, recebeu uma “banana deste tamanho!” de dom João V e de dom Rodrigo. Este, ao ser consultado pelo rei, disse que Cabral  não tinha mais condições e nem disposição para ocupar o cargo. Acabou emplacando Fernão Dias Falcão.

Além de pobre, o fundador desta cidade foi como que declarado inútil oficialmente. Amarraram-lhe os últimos dias de vida. Não recebeu, sequer, uma pequena pensão do rei a quem tanto serviu e enriqueceu. Morreu pobre, miserável, abandonado por todos na rica terra que ele descobriu e onde usou de extrema caridade com os próximos.

Morte inglória para quem foi tão glorioso; injustiça tamanha para quem propiciou riqueza a outros. Uma coisa é certa, como afirma o escritor João Moreira de Barros: Ele está eternizado no bronze e enterrado na imponente Basílica de Cuiabá. Os cuiabanos não esqueceram o feito eterno de Moreira Cabral: a fundação de Cuiabá.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Fundador de Cuiabá morreu pobre, Abandonado e Traído Amargamente pelo rei e pelo Governador da Época

Enviando Comentário Fechar :/