Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Novembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Como a cinematografia chegou a Cuiabá

Almanaque Cuiabá
Como a cinematografia chegou a Cuiabá

O cinematógrafo é um equipamento de fotografia e de projeção capaz de colher, em rápida sequência, uma série de instantâneos de objetos que se movem e de projetá-los numa sucessão igualmente rápida e intermitente de modo a produzir a ilusão de cenas em movimento

A firma anuncia sua última sessão de cinema naquela cidade e informa sua vinda para Cuiabá

julho de 1895 - Nasce o Cinema. A partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio de Edison, os irmãos Auguste e Louis Lumière (França) idealizam o Cinematógrafo, o primeiro Falante (sala de cinema dotada de aparelhos de visualização individuais).

A inauguração ocorreu em 1894 na Broadway. O cinematógrafo é um equipamento de fotografia e de projeção capaz de colher, em rápida sequência, uma série de instantâneos de objetos que se movem e de projetá-los numa sucessão igualmente rápida e intermitente de modo a produzir a ilusão de cenas em movimento.

Em Mato Grosso esta iniciativa foi exibida pela primeira vez nas dependências do Circo Palma, em 1903, na cidade de Corumbá-MT, de forma tímida. No mesmo ano, através das águas do rio Paraguai, o Circo inicia sua turnê no Estado a caminho de Cuiabá, porém sem nenhuma sessão cinematográfica.

Após frustrada estreia em Corumbá naquele ano, somente em 1908 é que o cinema da firma Mendez & Nascimento ganhou projeção com modernidade. A exibição da inovação com o nome de Bioscópio foi feita no salão da Sociedade de Beneficência Italiana, ao lado da Igreja Candelária, e posteriormente as exibições ocorreram no edifício do Hotel Royal, em Corumbá.

A firma anuncia sua última sessão de cinema naquela cidade e informa sua vinda para Cuiabá. Realmente este fato aconteceu, mas foi a firma Silva & Irmãos que se apresentou e levou as primeiras sessões de cinematógrafo  na Capital em 1908.

O Bioscópio foi instalado sobre os escombros do barracão do antigo Teatro Amor à Arte, espaço este demolido nos anos 40, sobre o qual foi construído o Grande Hotel, na avenida Getúlio Vargas esquina com a Rua Joaquim Murtinho.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Como a cinematografia chegou a Cuiabá

Enviando Comentário Fechar :/