Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Novembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Com casaca vermelha e peito aberto, Mirandeiro foi o mais destemido 'toureador' de Cuiabá

Banco de Imagens AC
Com casaca vermelha e peito aberto, Mirandeiro foi o mais destemido

Inicialmente, as touradas aconteciam no Jardim Alencastro. Dali, passou para o Jardim Ipiranga, e em 1876, para a Praça do Alegre (Campo D'Ourique), hoje Praça Moreira Cabral.

A última tourada realizada em Cuiabá ocorreu em 1936, por ocasião das festas de São Benedito.

O evento das tradicionais touradas em Cuiabá, era sempre precedido de desfile de toureiros e da banda tocando o hino do Senhor Divino. Próximo ao anfiteatro ficava o “tronco”, por onde os touros adentravam a praça, um de cada vez dos seis existentes. Se o toureador fosse derrubado pelo touro, então o povo gritava: “apeia toureador”, e este era obrigado a enfrentar a fera a pé, com um ferrão, todo enfeitado de papel de seda vermelho e branco.

Os toureadores eram vestidos com uma casaca vermelha com peito azul aberto, com três ordens de botões dourados, calça branca, botas pretas e chapéu com plumas. O toureador de maior fama em Cuiabá foi Mirandeiro, que morreu em meio da praça, mas vitimado de um colapso cardíaco. Depois deles vieram os valentes Paulo e Jovino. A última tourada realizada em Cuiabá ocorreu em 1936, por ocasião das festas de São Benedito.

Inicialmente, as touradas em Cuiabá aconteciam no Jardim Alencastro. Dali, passou para o Jardim Ipiranga, e em 1876, para a Praça do Alegre (Campo D'Ourique), hoje Praça Moreira Cabral. 

Fique por dentro
CAMPO D’OURIQUE FOI UMA VILA DE PORTUGAL  ONDE ACONTECEU A FAMOSA BATALHA CONTRA OS MOUROS
O termo Campo D'Ourique está de certa forma atrelada aos colonizadores portugueses. Ourique descende de uma tradicional vila de Portugal, no Alentejo. Foi neste campo que travou-se a famosa batalha de dom Afonso Henrique contra os mouros em julho de 1139.
Em nossa história, no ano de 1834, o Campo D'Ourique 'cuiabano' foi o palco onde se reuniram os revoltosos do movimento da “Rusga”, sangrenta batalha ocorrida em Cuiabá entre nativistas e portugueses.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Com casaca vermelha e peito aberto, Mirandeiro foi o mais destemido 'toureador' de Cuiabá

Enviando Comentário Fechar :/