Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Banda de 'Mestre Inácio' desfilava pelas ruas e animava as retretas nas principais praças de Cuiabá

Banda de

Autor de centenas de composições entre valsas, maxixes, chorinhos, marchas e rasqueados, o músico Ignácio Constantino de Siqueira, o Mestre Ignácio (em destaque na foto tirada enfrente à sua casa na Vila Maria, bairro Baú) foi personagem importante para a cultura popular cuiabana

No Museu da Imagem e do Som de Cuiabá podem ser vistos fotos, instrumentos e partituras do mestre que encantou as baladas cuiabanas.

 

Não existiu capital brasileira que mais insistiu na permanência das tradicionais bandas e retretas do que Cuiabá. Qualquer notícia em favor do povo que chegava por aqui virava festa. No Porto havia mais de seis bandas em uma só época. Em 1914 o intendente de Cuiabá, coronel Manoel Escolástico Virgínio, criou a Banda Municipal, que agradava à população nas retretas, conforme descreveu o escritor João Moreira de Barros.

Mas em épocas recentes, quem sacudia a cidade era a banda de 'Mestre Inácio', que desfilava pelas ruas, animando as retretas da prefeitura.

Vale lembrar que, além das bandas, havia orquestras fascinantes e apropriadas para dançar. Zé Agnelo, Fanor de Araújo, Dito 'Sapo', Lizandro e Zé Galego, entre outros, animavam os bailes.
A descontração tomou conta mesmo foi quando estreou em Cuiabá o “Jazz Band” do 16°BC. Os instrumentos pistão, trombone e a bateria marcavam os passos dos dançarinos que não saíam do salão. Na bateria tinha um moreninho, esquio, eletrizante por nome de “Morceguinho”, que encantava o público presente.

MESTRE INÁCIO
Autor de centenas de composições entre valsas, maxixes, chorinhos, marchas e rasqueados, o músico Ignácio Constantino de Siqueira, o Mestre Ignácio (em destaque na foto tirada enfrente à sua casa na Vila Maria, bairro Baú) foi personagem importante para a cultura popular cuiabana. Também teve atuação como líder comunitário. Tornou-se músico multi-instrumentista começando seu aprendizado pelo pé-de-bode - sanfona pequena, de 4 e 8 baixos, depois clarinete, cavaquinho, trombone, trompete e baixo.
A praça Alencastro foi palco das retretas do mestre Inácio, além das apresentações que fazia nas festas do ‘Divino e São Benedito’.

No Museu da Imagem e do Som de Cuiabá podem ser vistos fotos, instrumentos e partituras do mestre que encantou as baladas cuiabanas.

 

Fonte: texto publicado na edição 5 do Almanaque Cuyabá

 

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Banda de 'Mestre Inácio' desfilava pelas ruas e animava as retretas nas principais praças de Cuiabá

Enviando Comentário Fechar :/