Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Assim foi criado o bairro Poção

Assim foi criado o bairro Poção

Dos pontos de charretes aos de táxi, da iluminação com lamparina à energia elétrica, do tradicional sapato artesanal aos de confecções.

Toda esta transformação foi vista e vivida pela população tradicional do Poção, bairro com mais de 200 anos, que registrou o início do povoamento em Cuiabá. 

Localizado no Centro da Capital entre as avenidas Fernando Corrêa, General Mello, General Vale e Miguel Sutil, a área, que até a década de 50 fazia parte da periferia e não tinha qualquer infra-estrutura, hoje tem os espaços mais caros da cidade.

Quase meio século se passou da época em que os charreteiros da região faziam fila na rua Cerqueira Caldas para atender os pedidos dos poucos moradores. Naquele tempo, todos usavam trilhas para transitar; se divertiam em "quitutes dançantes" regados a ponche e ao som das sonatas. "Há uns 40 anos eram poucas casas que tinham energia elétrica. Depois, 2 moradores compraram uma televisão e na porta de suas casas os vizinhos passaram a fazer filas para assistir novelas e a programação da tv brasileira, de origem recente", lembra o vereador Luiz Poção, morador que foi presidente do bairro em 3 gestões e que já foi vereador por Cuiabá.

O bairro também é daquele tempo a lembrança de tomar banho e comer peixe tirado do Córrego do Gambá, hoje reduzido a um condutor de esgoto que vez ou outra vira depósito de lixo, animais mortos, móveis e utensílios domésticos velhos.

Nos últimos 5 anos, uma mudança irreversível toma corpo no lugar. As poucas e tradicionais casas de adobe foram trocadas por prédios verticais. E os moradores que não conseguiram permanecer no bairro venderam suas casas e mudaram para outros como Tijucal e CPA.

O novo comportamento, associado a falta de investimentos no resgate cultural, são 2 elementos apontados como fundamentais para esquecimento da história. "Essa é uma mudança que não temos como impedir. Muitos dos moradores antigos e humildes morreram ou se mudaram. Veio gente nova, que não conhece e não faz questão de conhecer nossa história. Que chegam em suas casas para dormir e procuram diversão em outros lugares", afirma Poção.

José Benedito da Silva, 98, foi um dos primeiros feirantes de Cuiabá e o responsável pela produção dos sapato de toda a comunidade tradicional do bairro Poção. Hoje, adoentado, ele é um dos únicos que conhece toda a história da comunidade desde a sua fundação a viver no local com os filhos. O primeiro ponto da feira em Cuiabá, ele lembra, foi na avenida Generoso Ponce. Com os sapatos à mostra, ali ele conseguia ampliar a venda além dos limites do bairro.

Da Ponce, os feirantes migraram para onde hoje funciona o Sesc e depois para o Porto. Com a venda do produto e com os garimpos aleatórios no córrego do Gambá, Silva criou todos os filhos no local e nunca pensou em mudar.

A ORIGEM DO NOME
Da origem do nome "Poção", ele e moradores que conhecem a história contam que está diretamente relacionada a existência de um grande poço de água, na rua Papa João Paulo XXIII. Ali, as mulheres da comunidade lavavam suas roupas, tiravam água para o banho e os afazeres domésticos.

O período exato que o poço deixou de existir, ninguém sabe direito. O sobrou do local que deu nome ao bairro foi a controvérsia dos moradores que disputam no "gogó" o conhecimento do local exato. "Cada um fala que era na sua casa e esse caso já rendeu várias discussões. Mas, não se sabe qual era o ponto exato do poço. O que não temos dúvida, é de que ele existiu", afirmam.

Entre as contradições e paradoxos do bairro existe o de até hoje ter ruas em que os moradores das casas não têm a escritura do terreno. "Apesar de ter mais de século, tem ruas aqui nas quais os moradores só contam com o direito de posse e esse é um dos problemas que temos que resolver". 

Fonte:  2011 DIREITOS SÃO RESERVADOS E REGISTRADOS A EMPRESA A.P.N

 

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Assim foi criado o bairro Poção

Enviando Comentário Fechar :/