Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Maio de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Após ter funcionado na Praça da República até 1859, cadeia pública ganhou novo prédio

Após ter funcionado na Praça da República até 1859, cadeia pública ganhou novo prédio

O prédio da antiga Cadeia Pública de Cuiabá abriga, atualmente, a sede do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, localizado a Rua Joaquim Murtinho nesta capital.

O prédio da antiga Cadeia Pública de Cuiabá abriga, atualmente, a sede do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, localizado a Rua Joaquim Murtinho nesta capital. Desde 1857, quando era presidente da Província Mato Grosso, o Sr. Joaquim Raimundo de Lamare, Chefe da Divisão da Marinha, preocupou-se com a construção de uma nova cadeia pública em Cuiabá, pois a antiga, situada onde hoje é a Praça da República, além de ser ainda dos tempos coloniais, não oferecia nenhuma segurança.

No governo do Presidente da Província de Mato Grosso, tenente coronel Antonio Pedro de Alencastro, pela Carta Imperial 13/06/1859, a obra foi iniciada. No governo do Presidente da Província Senador Herculano de Souza Ferreira Penna, em 1862 a construção chegou ao seu término; os materiais empregados na construção dos alicerces são em pedra canga até cinco palmos acima do chão, com as paredes formadas de adobe e o muro continuado com taipa. Na entrada uma escada, ou paiol de pedra canga, sendo as arestas dos degraus reforçadas e protegidas por capas de ferro e as cavidades enchidas com cimento artificial; o calçamento de pedras cangas e de pedra cristal.

Funcionou como Cadeia Pública até 1975, quando foi transferida para o Presídio Central no Governo do Eng.º José Garcia Neto, eleito indiretamente pela Assembléia Legislativa Estadual por regra imposta pelo regime militar a todos os estados brasileiros. Portaria de Tombamento Nº. 55/83 e publicada no D. O. 09/01/84

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Após ter funcionado na Praça da República até 1859, cadeia pública ganhou novo prédio

Enviando Comentário Fechar :/